"Bem aventurados os que têm fome e sede de Justiça, porque eles serão fartos". Mateus 5-6

sábado, 21 de dezembro de 2013

BREVE HISTÓRICO DO DIREITO TRABALHISTA

O Direito do Trabalho que conhecemos hoje é fruto de diversas lutas dos trabalhadores durante o longo dos anos. Verifica-se que o principal motivo da necessidade de instituir normas que regulamentem o trabalho seja pela exploração, e a exploração é decorrente do contínuo interesse em lucrar e conseguir posses.
Vejamos na história: o homem trabalhava para manter seu próprio sustento. Com o passar dos anos, os grupos nômades foram surgindo, assim como os Senhores Feudais, marcando nossa história pela exploração do povo, que trabalhava para os senhores feudais em troca do mínimo para subsistência. O intuito dos senhores feudais era de possuir cada vez mais riquezas, e essa intenção se estende pelos séculos... Se verificarmos a essência das guerras no mundo entenderemos que no fundo, o verdadeiro motivo, é o interesse em bens, riquezas e poder.

No Brasil verificamos a existência de líderes que lutaram contra a escravidão e as péssimas condições de trabalho, reivindicando de diversas maneiras para alcançar seus direitos. Nosso “pai” do direito trabalhista é o Getúlio Vargas, que foi o primeiro presidente a introduzir na Constituição da República os direitos trabalhistas, ocorrido na Constituição Federal de 1934, além desse grande feito, em 1943, no dia 01 de maio, surge a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, motivo pelo qual o dia 1º de maio ficou conhecido como dia do Trabalho ou do Trabalhador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário